Javascript Fundamentals - Objeto Math #2
November 8, 2016
O objeto Math, como o próprio nome sugere, é responsável por oferecer métodos e propriedades do universo matemático. Algumas coisas são bem específicas para quem está fazendo cálculos complexos ou trabalhando com conceitos matemáticos avançados, não muito comuns no dia a dia. Por isso optei por não abordar tudo que a linguagem oferece e focar nos métodos que são mais utilizados.
random()
, max()
e min()
.
random()
Método usado para gerar um número aleatório entre 0
e 1
.
Você consegue, utilizando esse método, escrever funções que gerem números aleatórios entre x e y. Quer saber mais sobre isso? Escrevi um post bem bacana explicando todo o processo!
Gerando um número aleatório entre x e y;
max()
Esse método retorna o maior número entre duas ou mais opções.
min()
Esse método retorna o menor número entre duas ou mais opções.
Você também pode passar um array de números para os métodos max()
e min()
. Porém, se você tentar passar apenas o array, ambos os métodos retornarão NaN
. Para que tudo funcione, adicione ...
antes do parâmetro:
Esse post faz parte de uma série. Quer ver as outras postagens? Clique aqui.