Javascript Fundamentals - Objeto Math #2

November 8, 2016

O objeto Math, como o próprio nome sugere, é responsável por oferecer métodos e propriedades do universo matemático. Algumas coisas são bem específicas para quem está fazendo cálculos complexos ou trabalhando com conceitos matemáticos avançados, não muito comuns no dia a dia. Por isso optei por não abordar tudo que a linguagem oferece e focar nos métodos que são mais utilizados.

random(), max() e min().

random()

Método usado para gerar um número aleatório entre 0 e 1.

var rand = Math.random();

console.log(rand);
> 0.5180834594573922

Você consegue, utilizando esse método, escrever funções que gerem números aleatórios entre x e y. Quer saber mais sobre isso? Escrevi um post bem bacana explicando todo o processo!

Gerando um número aleatório entre x e y;

max()

Esse método retorna o maior número entre duas ou mais opções.

var maior = Math.max(5, 4, 9, 1, 12, 8);

console.log(maior);
> 12

min()

Esse método retorna o menor número entre duas ou mais opções.

var menor = Math.min(5, 4, 9, 1, 12, 8);

console.log(menor);
> 1

Você também pode passar um array de números para os métodos max() e min(). Porém, se você tentar passar apenas o array, ambos os métodos retornarão NaN. Para que tudo funcione, adicione ... antes do parâmetro:

var notas = [50, 2, 100, 5, 5, 20];

// Qual é a maior nota?
var check = Math.max(...notas);

console.log(check);
> 100

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