Comece pequeno, aproveite o processo

October 15, 2016

É realmente assustador o universo front-end para quem está chegando agora. As opções são tantas que até mesmo desenvolvedores experiêntes precisam ter um certo jogo de cintura para acompanhar a evolução do mercado. Frameworks, bibliotecas, ferramentas, metodologias, grupos, eventos…é muita coisa.

Hoje quero conversar sobre algo que tem me ajudado bastante a lidar com essa selva de possibilidades. Não importa o que você decidiu - qual linguagem aprender, qual projeto participar ou qual video assistir - escolha começar pequeno e aprenda a curtir o processo.

Sobre começar pequeno

É completamente normal nos sentimos perdidos ao começar algo que sabemos ser complexo. Seja uma nova carreira, aprender uma nova linguagem, começar um novo projeto ou simplesmente pensar na solução de um problema específico. Gostamos de estar no controle das coisas e, principalmente, gostamos da sensação de saber o que estamos fazendo. Infelizmente, não temos nada disso quando iniciamos uma nova jornada.

A melhor coisa que você pode fazer é começar pequeno. Você já sabe o quão complexo é tudo, o tanto de trabalho que tem pela frente, o quanto você precisará sair da sua zona de conforto. Ficar olhando para esse horizonte e pensando o quanto isso tudo está distante não te ajudará em absolutamente nada. Simplesmente pare de olhar para o horizonte, e se concentre no seu próximo passo. O que você pode fazer nesse momento para dar início a essa jornada e ficar um passo mais próximo do seu objetivo?

Eu comecei uma série com o objetivo de escrever sobre todos os objetos (seus métodos e propriedades) da linguagem Javascript. É muita coisa para escrever! Porém, seguindo esse raciocínio, eu realmente não preciso me preocupar com isso. Preciso me preocupar com os próximos três ou quatro métodos que vou escrever do objeto array, e é isso. Bem melhor, não?

A importância do processo

HTML, CSS e Javascript. Essa é a essência do desenvolvimento web. Todo o resto foi criado para resolver problemas e ajudar de alguma forma o nosso trabalho. Infelizmente, é bem comum vermos hoje as pessoas pulando etapas e partindo direto para algum framework, pré-processador ou qualquer coisa do tipo. Todos sabemos que isso é errado e prejudicial. Mas, porque isso é considerado tão ruim?

Quando você usa uma ferramenta sem procurar entender como ela foi feita ou quais problemas ela se propõe a resolver, você está simplesmente apertando um botão. Uma hora essa máquina vai quebrar e você não vai fazer ideia de como arrumar ela, você é apenas o cara que aperta o botão. Além disso, você nunca conseguirá extrair todo o potencial dessa ferramenta se você for apenas o cara que aperta o botão.

Nos seus estudos, desenvolva um projeto do zero com javascript puro. Se permita experienciar os problemas que fizeram alguém pensar em criar, por exemplo, uma arquitetura MVC para separar as responsabilidades e deixar tudo organizado. Manipule o DOM ou faça alguma requisição ajax e entenda porque criaram o jQuery. Escreva CSS na unha e entenda como os pré-processadores chegaram para agilizar e potencializar a forma como escrevemos o estilo do site.

Você sempre terá dois caminhos: aprender como apertar o botão ou entender porque esse botão foi criado, qual a real função dele e, só então, como faço para apertá-lo. Escolha a pírula vermelha e vá dormir todos os dias sabendo que seus estudos estão sendo realmente eficazes, que você está se tornando um desenvolvedor que realmente sabe o que está fazendo. Você não está só apertando o parafuso, você está projetando a máquina.


A jornada será longa e o aprendizado será diário. Comece pequeno e aprenda a curtir o processo. Sua evolução como profissional será consequência desse mindset. O que acha dessa forma de ver as coisas? Deixe sua opinião nos comentários e até amanhã! :)